Magnésio – Conheça mais sobre este mineral
Este potente mineral possui muitas funções no organismo, sendo responsável por mais de 300 reações enzimáticas. É encontrado principalmente nos ossos, músculos e cérebro, sendo estes os mais beneficiados com este mineral.
Por falar em benefícios, vamos conhecê-los?
Potencializa as funções do cérebro: estimula atividade cerebral, contribuindo para o aprendizado e memória.
Auxilia na ansiedade e stress, enxaqueca e dores de cabeça: O magnésio está envolvido na produção de serotonina, neurotransmissor que ajuda a diminuir a ansiedade, aumentando o bem-estar, reduzindo as dores.
Prevenção à osteoporose: este mineral auxilia na regulação dos níveis de cálcio no sangue e à ativação da vitamina D, que atua na absorção do cálcio pelo organismo.
Relaxamento muscular: ajuda a evitar a cãibra, devido à sua participação junto ao potássio, além de auxiliar na recuperação muscular, sendo um nutriente importante para o desempenho físico. Ele também ameniza as cólicas menstruais e TPM.
Dentre outros benefícios auxilia na regulação da pressão arterial, contribui para o sistema imunológico e também no metabolismo da glicose e da produção da insulina.
O consumo diário recomendado deste mineral varia de acordo com a idade, sexo e grupo de risco. As principais fontes alimentares são:
- Cereais integrais
- Farelo de trigo e aveia
- Amêndoa
- Vegetais folhosos verdes escuros, como couve, espinafre e rúcula
- Sementes de abóbora e gergelim
- Banana
- Abacate
Nem sempre a necessidade é suprida por meio da alimentação, portanto a suplementação se faz necessária. Mas calma…não acaba por aqui! Tem um grande detalhe! Existem diversas formas do magnésio ser associado e isso dependerá do seu objetivo!
Magnésio dimalato: fadiga e dor muscular
Magnésio treonato: estimula a função cognitiva, memória e concentração
Magnésio taurato: importante na qualidade do sono e relaxamento
Magnésio bisglicinato: muito utilizado para pessoas com hipertensão
Magnésio inositol: manejo do stress, ansiedade, sono, hipertensão
Atenção! É de extrema importância que você busque o auxílio de um profissional capacitado à prescrição, pois além de existirem contraindicações, ele saberá te auxiliar no processo!
Até a próxima!
Por Carolina Codicasa – Nutricionista – CRN-3 46679
Clínica, funcional e fitoterapia
@carolcodicasa