Beta-caroteno, melhor conhecido como um precursor da vitamina A, é um importante antioxidante que ajuda a prevenir danos de radicais livres prejudiciais no corpo. O beta-caroteno pertence a um grupo de compostos de plantas chamados carotenóides. Estes são os pigmentos que fornecem a coloração amarela, laranja e vermelha nas frutas e vegetais.
Saúde ocular: Uma dieta com alto consumo de beta-caroteno, vitaminas C e E, e zinco é associada com um risco substancialmente reduzido de degeneração macular relacionada à idade em pessoas mais velhas. Degeneração macular relacionada à idade (AMD) é um transtorno degenerativo da macula, a parte central da retina, e é a causa mais comum de cegueira irreversível em países desenvolvidos, de acordo com as informações históricas no artigo.
O beta-caroteno é um poderoso antioxidante, que protege as células da pele contra danos oxidantes causados por radicais livres. Também é considerado como um dos carotenóides que aumenta a função do sistema imunológico. Prevenção anticancerígena: Além da atividade de melhoria de antioxidante e imunológica, os carotenóides, incluindo beta-caroteno, demonstraram a capacidade de estimular a comunicação entre células. Ao promover a comunicação adequada entre as células, os carotenóides podem exercer um papel na prevenção do câncer.